Carreira

Recolocação profissional: o que é e como se preparar?

A recolocação profissional é o processo para retornar ao mercado de trabalho. Neste texto fornecemos algumas dicas sobre o assunto, então continue a leitura e confira cada uma delas para colocar em prática no busca pelo seu novo emprego.

Anúncios

Encontrar uma nova vaga de emprego não precisa ser difícil ou um processo demorado

Homem usa computador
Saiba mais sobre a recolocação profissional. Fonte: Adobe Stock.

Você sabe o que é recolocação profissional? Neste texto iremos explicar o conceito e fornecer algumas recomendações para tornar o processo mais fácil.

Se você busca por uma nova vaga, já deve conhecer o termo. No entanto, sabe como se preparar para este desafio?

Como fazer um currículo para primeiro emprego

Confira as nossas recomendações e elabore um currículo ideal para conquistar os recrutadores.

Nós elaboramos um guia completo com dicas e recomendações que podem te ajudar nesta tarefa e, assim, tornar a sua busca por uma nova vaga mais fácil.

Sendo assim, leia o texto até o final para ter certeza de obter todas as informações necessárias sobre o assunto.

O que é recolocação profissional?

Homem acaba de ser contratado, recrutador aperta a mão dele
Entenda o conceito. Fonte: Adobe Stock.

Recolocação profissional é o ato de buscar por um novo emprego. Sendo assim, algumas pessoas que buscam a recolocação estão desempregadas. No entanto, outros podem estar descontentes com a atual vaga ou tentando iniciar uma nova carreira em outra área.

É importante lembrar que não existe idade para este processo. É possível encontrar jovens que passaram por uma demissão e buscam novos empregos ou até mesmo idosos que querem mudar de área.

A recolocação pode ser feita de diferentes maneiras e há algumas formas de a tornar mais simples. Por isso, leia o nosso texto para saber mais.

Duas mulheres conversando em entrevista de emprego

Como elaborar um currículo

Aprenda aqui a elaborar um currículo atraente e aumente suas chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Como funciona a recolocação profissional?

Em primeiro lugar, é preciso escolher se o profissional irá seguir uma nova área ou se irá buscar um emprego no mesmo setor. Sendo assim, é possível definir se devem ser realizados novos estudos.

Ao mesmo tempo, também é necessário se preocupar com a elaboração de um novo currículo. Atualizar os seus dados e experiências garante que chame a atenção dos recrutadores.

Por fim, pode ser uma boa ideia definir um objetivo profissional. Sendo assim, pense no que busca em um novo emprego e no que você concordaria em abrir mão para conseguir uma nova vaga.

Quanto tempo demora para conseguir uma recolocação no mercado?

Em média são necessários 14 meses para concluir a recolocação profissional. Mas este prazo pode mudar dependendo de fatores, como a situação econômica do país e o tipo de vaga que está procurando.

Portanto, tenha em mente que o processo pode ser bem diferente para duas pessoas.

Uma forma de agilizar a recolocação profissional é garantir os estudos necessários para ingressar na área desejada. Quanto mais preparado você estiver para um emprego, para mais entrevistas será chamado.

Por que as pessoas buscam a recolocação profissional?

Diversos motivos podem fazer uma pessoa procurar por recolocação profissional. Em primeiro lugar, podemos citar o mais óbvio de todos: a demissão. Quando alguém perde o emprego é necessário iniciar uma busca por outra vaga.

Ao mesmo tempo, razões pessoais como mudança de cidade, desejo de passar mais tempo com os filhos e vontade de mudar os horários de trabalho também guiam estas decisões.

Por fim, motivos profissionais podem fazer com que alguém entre neste processo. O descontentamento com o emprego atual ou o desejo de subir de cargo são alguns exemplos.

Vale a pena fazer esse processo?

Essa análise deve ser feita por cada um que busca a recolocação profissional. Sendo assim, é importante pensar se vale a pena arriscar a segurança de um emprego estável pela procura de um novo.

Ao mesmo tempo, pense que quem não arrisca algumas vezes acaba não evoluindo. Por isso, é importante aproveitar as oportunidades.

Se houver algum meio de começar o processo de recolocação sem pedir demissão do seu atual emprego, esta pode ser uma boa escolha para não perder a fonte de renda.

Por outro lado, pessoas que foram demitidas não possuem muita escolha quando o assunto é recolocação profissional. Estas precisam buscar uma nova atividade para obter uma fonte de renda.

Como se preparar para a recolocação profissional?

Mulher procurando por vaga de emprego
Saiba como dar inicio ao processo. Fonte: Adobe Stock.

Confira alguns dos passos que podem ser seguidos para se preparar para a recolocação profissional. Nós dividimos estes em diferentes tópicos para que você possa entender de forma mais simples o processo.

Use plataformas online

Plataformas como o LinkedIn ou o Vagas.com podem te ajudar a monitorar as vagas de trabalho e encontrar a perfeita para o seu processo de recolocação profissional. 

Por isso, crie um perfil em sites que oferecem vagas de emprego e forneça todas as suas informações relevantes. Em seguida, comece a analisar se algum dos anúncios se encaixa com o seu perfil.

Prepare seu currículo

Depois de passar um certo tempo em um emprego é normal que o seu currículo esteja desatualizado. No entanto, para a recolocação profissional é importante informar as suas experiências mais recentes.

Sendo assim, lembre-se de atualizar os seus dados, experiências e, se possível, realizar alguns novos cursos na área para chamar a atenção de recrutadores.

Pesquise carreiras em alta

Existem áreas que estão empregando mais do que outras! Portanto, se o seu objetivo for uma rápida recolocação profissional, é uma boa escolha optar por uma destas profissões.

É possível realizar cursos técnicos ou profissionalizantes que te preparem para estes serviços e te ajudem a obter as informações necessárias para atuar nesta profissão.

Construa networking

Converse com colegas e informe que está procurando por recolocação profissional. Por muitas vezes é possível conhecer vagas e receber indicação com base em amigos e conhecidos!

Por isso, não menospreze o poder que os seus contatos podem ter em te ajudar nesta jornada.

Estude e se especialize

Por fim, uma boa escolha para acelerar o processo de recolocação profissional pode ser a realização de alguns cursos. 

Se manter atualizado desperta o interesse de recrutadores e passa uma boa impressão. Diante disso, dê uma olhada no conteúdo recomendado abaixo e veja como funcionam os cursos profissionalizantes.

Alunos em sala de aula

Curso profissionalizante: o que é?

Saiba mais sobre este tipo de curso e veja como ele pode potencializar as suas chances no mercado de trabalho.

Em Alta

content

Prime Cursos: é confiável e os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Você sabe se o Prime Cursos é confiável? Criamos um guia para te ajudar a saber mais sobre a plataforma e conferir os pontos positivos.

Continue lendo
content

Tenha até 35% de lucro trabalhando pela internet

Se tornar uma revendedora Natura pode ser uma forma de conseguir renda extra ou até mesmo o seu emprego principal! Saiba como lendo o texto.

Continue lendo
content

Aplicativo Brainscape: funcionalidades, como baixar e muito mais!

Saiba como o Brainscape pode te ajudar a aprender novas línguas e outros conhecimentos em um só lugar! Criamos um guia sobre o app.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Uniasselvi: veja como ingressar nos cursos EAD

Confira todas as possibilidades de cursos disponíveis na Uniasselvi! Preparamos um guia sobre o tema para te ajudar a entender a instituição.

Continue lendo
content

Confira como obter salário acima de 1400 reais 

Você sabe o que faz um embalador? Neste texto explicamos mais sobre a profissão e te ajudamos a entender se esta pode ser uma oportunidade.

Continue lendo
content

Cursos gratuitos FGV: conheça as opções

Você conhece os cursos gratuitos FGV? Leia nosso texto sobre o assunto e saiba como conseguir certificados nesta instituição.

Continue lendo