Carreira

Confira a diferença entre auxiliar, assistente e analista

Além do tempo de empresa, os cargos de auxiliar, assistente e analista ainda desempenham funções e recebem salários diferentes. Saiba tudo sobre o tema em nosso texto sobre este assunto.

Anúncios

Conheça cada um dos níveis de cargos e saiba como chegar ao próximo nível

Mulher empresária com computador
A diferença principal entre estes três níveis é a vivência profissional e a experiência na área. Fonte: Pixabay.

Você sabe qual é a diferença entre auxiliar, assistente e analista? Estes níveis de cargos possuem características e funções próprias, cada um desempenhando o seu próprio papel na hierarquia de um negócio ou empresa.

Conhecer os detalhes sobre cada uma destas funções te ajuda a planejar a sua carreira e procurar vagas de forma mais efetiva.

Recolocação profissional: como se preparar

Confira aqui nossas dicas de como voltar ao mercado de trabalho.

Por isso, dedicamos este texto a te explicar os principais pontos sobre o assunto e responder as questões mais frequentes.

Se você tem curiosidade e deseja saber mais, não deixe de continuar a leitura até o final. Nós podemos te ajudar com o nosso guia completo.

O que é um auxiliar?

Homem empresário com tablet arte
Em algumas empresas o termo auxiliar e assistente é usado como sinônimo. Fonte: Pixabay.

Em primeiro lugar, a diferença entre auxiliar, assistente e analista está no fato de os cargos de auxiliar possuírem os menores salários. Ao mesmo tempo, este também é o que se encontra mais abaixo na hierarquia de uma empresa.

Um auxiliar, no geral, é um profissional que vai se encarregar de ajudar alguém com mais experiência em sua área. Em algumas companhias este cargo é substituído pelo estagiário, que desempenha as mesmas funções.

Um ponto positivo deste cargo é que as empresas não costumam exigir experiência desse profissional e o nível de estudo normalmente é o Ensino Médio. Portanto, é possível ingressar em uma vaga como auxiliar logo após concluir os estudos.

Planejamento de carreira: como fazer?

Confira aqui as nossas dicas para estabelecer metas profissionais.

O que é um assistente?

Em algumas companhias o cargo do assistente se confunde com o do auxiliar. Por isso, há empresas em que a nomenclatura pode variar. No entanto, a função destes cargos é sempre a mesma: ajudar nas tarefas de um profissional com mais tempo de atuação.

Pode se exigir de um assistente a graduação em andamento e pelo menos 6 meses de atuação na área. Mas estes requisitos não são obrigatórios ou o padrão usado por todas as companhias.

Por fim, ressaltamos que a diferença entre auxiliar, assistente e analista no caso de empresas que contam com todos estes cargos é que o assistente pode ganhar um salário maior do que o auxiliar.

O que é um analista?

Por fim, vamos falar sobre o cargo de analista. Este tende a ser um profissional com mais de 6 meses de experiência, com graduação completa ou pós-graduação e que já está habituado às atividades da sua área podendo as exercer facilmente.

Por exemplo: enquanto um analista de marketing desenvolve campanhas para seus clientes, um auxiliar o ajudaria fornecendo dados e informações relevantes que fossem necessários neste momento.

Para finalizar, a diferença entre auxiliar, assistente e analista está no fato de que este último cargo exige mais responsabilidade. Sendo assim, as atividades exercidas por uma analista possuem um peso e reflexo maior na empresa.

Qual a diferença entre auxiliar, assistente e analista?

A diferença entre auxiliar, assistente e analista está, em primeiro lugar, no nível de experiência destes três profissionais.

Enquanto o auxiliar pode ter vivência quase nula, o assistente deve pelo menos 6 meses de experiência e o analista já é considerado um especialista na área.

Por isso, o salário também varia de acordo com o conhecimento que cada um destes níveis de cargos possuem.

O analista é o que recebe os maiores repasses financeiros em recompensa ao seu conhecimento específico. Em seguida, vem o assistente e, por fim, o auxiliar.

Ao mesmo tempo, também precisamos falar sobre as diferenças de estudos. Portanto, um auxiliar pode ter nível técnico ou médio e um assistente ainda pode estar cursando faculdade.

Por outro lado, um analista é visto com bons olhos se já tiver uma graduação completa. Por fim, como já dito anteriormente, a diferença também está nas funções desempenhadas.

Sendo assim, auxiliares e assistentes possibilitam condições para o trabalho do analista, que executa as ações de forma plena.

Como saber em qual nível de cargo você está?

Uma vez que alguém sabe a diferença entre auxiliar, assistente e analista é mais fácil identificar o nível hierárquico e o cargo que você está atualmente. Sendo assim, basta pensar na sua experiência e atuação na área de trabalho.

Se está buscando o seu primeiro emprego, com certeza a vaga perfeita para você é a de auxiliar. Por outro lado, se você já possui anos de atuação e quer uma nova vaga, é recomendado buscar um cargo de analista.

Para saber em qual nível você está também é preciso levar em conta os estudos. Portanto, se recém concluiu o Ensino Médio ou ainda está cursando uma faculdade, os respectivos cargos mais indicados são auxiliar e assistente.

Como se preparar para atingir o próximo nível de cargo?

Empresários conversando
Confira nossas recomendações para subir de cargo. Fonte: Pixabay.

Para se preparar para o próximo cargo é preciso obter mais experiência. Por isso, se quiser subir de auxiliar para assistente, não há outra escolha senão permanecer um tempo na empresa e aprender os processos desta.

Ser proativo e demonstrar as suas capacidades de resolver problemas também é uma ótima forma de chamar a atenção dos seus chefes e conseguir uma promoção. No entanto, tome cuidado para não parecer muito exagerado.

Por fim, caso já esteja em um cargo de assistente e queira se tornar um analista, uma boa ideia é começar uma pós-graduação. Desta forma é possível demonstrar interesse em crescer na área e atrair olhares dos seus superiores.

E se você gostou de saber sobre a diferença entre auxiliar, assistente e analista, pode também querer entender mais sobre os cargos júnior, pleno e sênior. Sendo assim, leia o nosso texto recomendado abaixo sobre o assunto para entender tudo sobre estes termos.

Júnior, pleno e sênior

Saiba aqui mais sobre estas nomenclaturas e descubra em qual nível de cargo você está.

Em Alta

content

Entregador do Mercado Livre: como se cadastrar?

Se você quer saber como se tornar um entregador do Mercado Livre! Confira aqui os requisitos e veja como se cadastrar na plataforma.

Continue lendo
content

Como elaborar um currículo perfeito: se destaque no mercado de trabalho

Aprenda a elaborar um currículo perfeito que destaca suas habilidades e conquistas. Conquiste a atenção e impulsione sua carreira!

Continue lendo
content

Cursos Fundação Bradesco: veja como se inscrever

Veja aqui como se inscrever nos cursos Fundação Bradesco. O processo é simples, nós te ensinamos neste texto como fazer.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Vagas SBT: como conferir as opções?

Saiba como ocupar uma das vagas SBT neste post! A rede contrata pessoas em diversos cargos e pessoas que concluíram o Ensino Médio!

Continue lendo
content

Cursos gratuitos iPED: conheça as opções

Você sabe como funcionam os cursos gratuitos iPED? Confira o nosso texto sobre este tema e tire todas as suas dúvidas sobre esta plataforma.

Continue lendo
content

Trabalho híbrido: o que é, como funciona e quais as vantagens?

Você sabe como funciona o trabalho híbrido? Conheça este modo de contratação e saiba quais são os benefícios por meio deste texto.

Continue lendo